Braga Fora do Armário

Coletivo de ativistas de várias proveniências, faixas etárias, com formações em diferentes áreas, diversas profissões e/ou experiências.

Principais objetivos:

- Dar visibilidade e voz a todas as identidades afetivo-sexuais não tradicionais (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, intersexuais, assexuais, queer e pansexuais), bem como a simpatizantes, seus/suas familiares, amigos/as e companheiros/as;

- Criar condições para que esta comunidade minoritária tenha um maior apoio no seu relacionamento, combatendo o secretismo de vidas duplas.

- Dotar a sociedade civil de informação acerca de conceitos, noções teóricas e grelhas de leitura a respeito destas identidades, estimulando-lhes o pensamento crítico e vitalizando uma participação cívica democrática, ativa e heterogénea.

- Organizar uma marcha anual que celebre os direitos já consagrados das pessoas LGBT e prosseguir a reivindicação por outros direitos a conquistar, bem como desenvolver outras ações e atividades de forma a defender e a promover os direitos das pessoas LGBT.

Este coletivo constituirá certamente mais um passo na conciliação do que continuamente nos apresentam e impõem como sendo polos inconciliáveis: o ser (identidade não tradicional) e o pertencer (afiliação a um grupo social). Pretende-se lutar pela complementaridade destas duas dimensões: ser o que somos e, por isso mesmo, podermos pertencer – sem discriminação ou marginalização.

Na sequência da organização da «1a. Marcha pelos Direitos LGBT - Braga» (2013), gerou-se uma rede pensada na inclusão de todas as pessoas da região minhota, independentemente do sexo, orientação sexual, identidade de género, país de origem, nacionalidade, raça/etnia, afiliação religiosa, partidária ou associativa. A rede «Braga Fora do Armário» é um coletivo apartidário, sem fins lucrativos, cujo funcionamento se baseia numa estrutura horizontal, ou seja, não-hierárquica. Todas as decisões têm lugar em assembleia aberta, onde cada pessoa tem direito è palavra e ao voto.

Ou ?

Braga Fora do Armário

4704  Braga

Contacter Braga Fora do Armário