Rumos novos

A associação Rumos Novos - Católicas e Católicos LGBT foi formalmente criada em 1 de maio de 2008, mas a sua origem remonta a janeiro de 1997 ao grupo católico da então APHM - Associação Portuguesa de Homossexualidade Masculina.

Rumos Novos - Católicas e Católicos LGBT pretende reunir mulheres e homens que sintam a necessidade de juntos fazerem comunhão e viverem em paz, partilhando o trabalho e as reflexões das Sagradas Escrituras, caminhando em comunidade à descoberta de Deus revelado aos homens e mulheres por Jesus Cristo. Uma comunidade de fé formada por católicas e católicos LGBT, de todas as idades, suas famílias e amigos que fraternalmente pretende lançar um novo olhar à nossa mãe Igreja, reclamando a sua pertença ao Corpo de Cristo e à Sua Igreja, descobrindo e trabalhando empenhadamente para um novo espírito de abertura ao nível dessa mesma Igreja.

A todos os irmãos e irmãs de fé, independentemente da sua realidade pessoal, deixamos também uma palavra de alento, para que sejais uma luz na escuridão do mundo e quando a Igreja vive na escuridão do mundo, sejais uma luz na escuridão da Igreja.

Às pessoas católicas LGBT, seus familiares e amigos que se aproximam desta nossa comunidade, podemos dar-lhes um testemunho de fé, no meio de uma realidade social e eclesial que nem sempre é compreensiva para com a nossa experiência. Acreditamos que o conhecimento e a abertura de mentes e corações, nos ajudará a construir pontes de diálogo construtivo e a sermos testemunhos do Evangelho da felicidade, no meio de tantos e tantas que são vítimas da marginalização, na fé que professamos.

Aos irmãos e irmãs dos grupos e associações não confessionais LGBT, oferecemos uma visão integradora da mensagem cristã, na sua realidade LGBT. Esperamos poder ser um instrumento útil, que ajude a limar desencontros e suspeições entre a mensagem libertadora do Evangelho e a nossa própria vivência.

A todos e todas oferecemos um lugar de encontro; um espaço de partilha, de diálogo, de anúncio, mas também de denúncia. Neste nosso espaço online encontrarão documentos, reflexões, vivências, propostas de atividades, notícias, que nos dão a todos e todas um lugar de encontro, de pertença e de tolerância.

Por detrás deste espaço e da «RUMOS NOVOS» encontram-se pessoas concretas, com uma história de amor e também de sofrimento; de esperança e desapontamento; de militância LGBT católica. Somos rostos concretos, histórias importantes. Corações generosos e vontade intrépida para construir um mundo melhor, onde seja autêntico o respeito pela dignidade das pessoas, independentemente da sua realidade pessoal.

Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo, nos abençoe, nos dê a energia para todos, membros da Igreja de Cristo, realizarmos o trabalho que nos foi por Ele pedido, pois todos somos convidados a participar dessa Igreja já que Jesus nunca excluiu ninguém!

Where?

Rumos novos

Contact Rumos novos